Perguntas Frequentes
Aqui pode encontrar respostas a algumas das perguntas mais frequentes. Caso a sua dúvida persista, por favor contacte-nos, teremos todo o gosto em ajudar.
- Não encontro o modelo de máquina, sistema ou produto que pretendo. Vocês comercializam apenas o que está no site?
- Onde posso obter os manuais em Português das máquinas?
- Podem facultar os desenhos técnicos de um determinado sistema?
- Podem facultar as fichas técnicas e de segurança de um determinado produto?
- Os sistemas que comercializam têm a certificação CE e respeitam as normas Europeias?
- Qual é a garantia dos vossos sistemas?
- Porque devo comprar as máquinas a vocês e não diretamente à Weber®?
- Encontrei um preço mais barato. Vocês acompanham o preço?
- Quais os métodos e condições de pagamento?
- Quais os prazos e condições da entrega?
- Se necessitar de assistência técnica para sistemas fora da garantia, fazem? E qual é o custo?
- Têm alguma política para integradores de sistemas e revendedores?
- Fazem contratos de assistência técnica?
- Qual é o vosso horário de funcionamento?
1. Não encontro o modelo de máquina, sistema ou produto que pretendo. Vocês comercializam apenas o que está no site?
Não, talvez possamos ajudar. No site apenas apresentamos os produtos mais comuns e adequados à maioria dos nossos clientes. Se deseja uma solução especifica ou, por alguma razão um produto descontinuado, por favor contacte-nos. Alguns dos produtos que comercializamos não se encontram listados. No entanto, não comercializamos etiquetas de tecido nem impressoras para tecido.
2. Onde posso obter os manuais em Português das máquinas?
Nós fornecemos os manuais em Português aquando a entrega dos
nossos sistemas de aplicação, impressão-aplicação e codificação
jato de tinta e podemos re-enviar o manual em PDF para o seu
email a qualquer momento.
Os manuais de impressoras de outros fabricantes
como a Zebra, Datamax, Sato, Cab, Epson, Novexx, entre outros,
deverão ser obtidos ou requisitados no website do
respetivo fabricante, caso não estejam incluídos na entrega. Mas,
se possuirmos os manuais, também poderemos enviá-los, caso
necessite.
3. Podem facultar os desenhos técnicos de um determinado sistema?
Podemos fornecer esquemas com as medidas de praticamente todos os nossos sistemas. Podemos fornecer em ficheiro PDF ou, no caso de sistemas de etiquetagem, em CAD.
4. Podem facultar as fichas técnicas e de segurança de um determinado produto?
Claro. Temos fichas técnicas e de segurança para produtos como fitas de impressão, tintas jato de tinta e sprays de limpeza.
5. Os sistemas que comercializam têm a certificação CE e respeitam as normas Europeias?
Sim, todos os sistemas têm certificação CE e respeitam as diretivas de máquinas da União Europeia.
6. Qual é a garantia dos vossos sistemas?
A menos que um prazo mais alargado seja mencionado, a garantia para sistemas industriais é de 1 ano.
7. Porque devo comprar as máquinas a vocês e não diretamente à Weber®?
Porque somos os representantes do grupo Weber® em Portugal. O nosso preço de venda não é mais caro do que se optar por comprar diretamente. Ao comprar à MGS - Sistemas de Etiquetagem, Lda. terá benefícios como, por exemplo, na assistência e apoio técnico. Em geral, não só no nosso caso ou ramo, sempre que possível, é boa política comprar nos representantes nacionais oficiais das marcas em questão. Caso a sua empresa seja estrangeira, é recomendado que consulte o representante da Weber® do seu respetivo país.
8. Encontrei um preço mais barato. Vocês acompanham o preço?
Se tem exatamente o mesmo produto ou sistema ou estes possuem características idênticas a um preço mais baixo, podemos tentar acompanhar o preço, mas nem sempre é possível. Certifique-se que o produto ou sistema é da mesma qualidade que o produto ou sistema que estamos a propor ou a fornecer e que obterá o apoio técnico adequado no futuro. Se não nos for possível baixar o preço, podemos sempre propor um produto ou modelo mais económico.
9. Quais os métodos e condições de pagamento?
Os mesmos serão mencionados na nossa proposta. Mas pode consultar mais informação em Pagamentos e Envios.
10. Quais os prazos e condições da entrega?
Os mesmos serão mencionados na nossa proposta. Mas pode consultar mais informação em Pagamentos e Envios.
11. Se necessitar de assistência técnica para sistemas fora da garantia, fazem? E qual é o custo?
Sim. Para além dos custos das peças, temos uma tabela de preços para mão-de-obra e deslocações que nos pode requisitar. Podemos deslocar-nos a qualquer ponto de Portugal Continental ou pode enviar-nos o seu sistema para repararmos nas nossas instalações.
12. Têm alguma política para integradores de sistemas e revendedores?
Sim. Se quiser revender ou integrar os nossos sistemas, em certos casos, poderemos fazer um preço especial. Se pretender exportar os sistemas para o estrageiro, deverá informar-nos de tal situação. Com o programa da Weber® Global Export, os integradores de sistemas podem exportar os nossos sistemas como parte de um sistema maior e o utilizador final recebe todo o apoio técnico localmente, realizado pelo distribuidor do país de destino, tudo de forma transparente e sem encargos adicionais. Tudo o que os integradores de sistemas têm de fazer é mencionar que o sistema é para revenda e, quando souberem o país de destino do sistema, informarem-nos para efetuarmos internamente a transferência de responsabilidade do sistema para o distribuidor desse país.
13. Fazem contratos de assistência técnica?
Fazemos contratos para manutenções corretivas e/ou preventivas. Contacte-nos para mais informações.
14. Qual é o vosso horário de funcionamento?
Consulte o nosso horário de funcionamento aqui e os nossos horário para entregas e recolhas aqui.
- Constatei que a minha versão do software Legitronic® Labeling Software não é a mais recente. Posso fazer o download ou adquirir a nova versão gratuitamente?
- Em que sistemas operativos posso instalar a minha versão do software Legitronic® Labeling Software?
- Porque é que ao abrir o Legitronic® é mostrado o erro "módulo de segurança não foi encontrado" e não posso abrir etiquetas para impressão?
- Ao mandar imprimir a etiqueta a impressora não faz nada e no Windows aparece uma mensagem a dizer "impossível comunicar com a impressora". Como resolvo este problema?
- Porque é que o rebobinador da impressora não funciona?
- A lâmina de corte da impressora não corta, quando corta coloca a impressora em pausa ou a impressora entra em pausa em vez de cortar. O que devo fazer?
- No Legitronic®, criei um contador na etiqueta, mas ao imprimir o seu valor não atualiza. Porquê?
- Após uma atualização de versão do Windows®, comecei a ter problemas de impressão. Como resolver?
- Porque é que sempre que imprimo, aparecem riscos verticais na etiqueta sem impressão?
- A impressão é de má qualidade, com o texto sumido ou muito carregado. Como corrigir?
- Porque é que a fita de impressão parte ou engelha?
- A etiqueta não fica sempre na mesma posição em relação à cabeça de impressão ou barra de descolagem. Como resolver?
- A etiqueta está bem calibrada, mas não fica na posição que pretendo. Posso fazer avançar ou atrasar a mesma?
- O sistema entra em erro. O que faço agora?
- Não é mostrado nenhum erro, mas o sistema apresenta um mau funcionamento, vibrações ou ruídos anormais. O que devo fazer?
1. Constatei que a minha versão do software Legitronic® Labeling Software não é a mais recente. Posso fazer o download ou adquirir a nova versão gratuitamente?
A menos que se trate de uma correção de um bug crítico ou possua um contrato que dite o contrário, não pode adquirir gratuitamente as novas versões.
2. Em que sistemas operativos posso instalar a minha versão do software Legitronic® Labeling Software?
O Legi80 é a primeira versão para DOS.
As versões de 16bits (v2.x.x) só são recomendadas para os
Windows® 95, 98, 2000/ME.
As versões de 32bits (3.x.x) requerem Windows® XP
ou superior e funcionam em ambas as variantes de 32 e 64bits dos
sistemas operativos. No entanto, para o Windows®
Vista e Windows® 7 é necessária a versão 3.6.5 ou
mais recente. Para Windows® 8, 10 e 11 é
recomendado ter a versão 3.7.5 ou superior.
As versões mais recentes do Legitronic ainda funcionam em
Windows XP®.
3. Porque é que ao abrir o Legitronic® é mostrado o erro "módulo de segurança não foi encontrado" e não posso abrir etiquetas para impressão?
Deve ligar a licença de impressão ao computador (chave USB ou paralela). Caso o erro persista, verifique a instalação do programa Sentinel (geralmente pode fazer Menu Inicar->Todos os programas->Weber Marking Systems->Legitronic Labeling Software->Sentinel Installer), o qual é responsável pela deteção da chave de impressão.
4. Ao mandar imprimir a etiqueta a impressora não faz nada e no Windows aparece uma mensagem a dizer "impossível comunicar com a impressora". Como resolvo este problema?
Verifique que a impressora está ligada e pronta para imprimir (sem erros). Certifique-se que o driver da impressora está a enviar dados para a porta de comunicação correta. Para tal, abra a janela de "Impressoras" do "Painel de Controlo" do Windows® e, com o botão do lado direito do rato, abra as propriedades da sua impressora. No separador "Portas", confirme que o visto está marcado na porta correta (COMX, LPTX, USBXXX ou IP). Se estiver a utilizar comunicação pela porta de série (COMX), certifique-se que configurou a porta com os valores corretos, premindo o botão "Configurar Porta..." deste mesmo separador. Os valores devem ser os mesmos que a impressora está a utilizar (ver menu da impressora ou manual para mais informações). Se não estiver a usar uma porta COM desmarque a opção do "Suporte Bidirecional". No caso de comunicação por cabo de rede, certifique-se que está a utilizar uma porta "Standard TCP/IP" com protocolo RAW (porta 9100) e que o endereço IP especificado é efetivamente o da impressora. Pode testar com o comando ping para ver se a impressora está acessível na rede.
5. Porque é que o rebobinador da impressora não funciona?
No menu da sua impressora deve colocar o modo de impressão para rebobinar (rewind). Certifique-se também, que o formato de etiqueta não envia uma configuração para a impressora com um modo de impressão diferente. Se estiver a usar o Legitronic®, abra a etiqueta para desenho e, no menu Arquivo, escolha "Configuração da impressora...".
6. A lâmina de corte da impressora não corta, quando corta coloca a impressora em pausa ou a impressora entra em pausa em vez de cortar. O que devo fazer?
Certifique-se de que ativou a lâmina de corte. Para tal, abra a janela de "Impressoras" do "Painel de Controlo" do Windows® e, com o botão do lado direito do rato, abra as propriedades da sua impressora. No separador "Definições de dispositivo", coloque a opção "Cutter" com "Cutter installed". Adicionalmente, abra o formato de etiqueta para desenho no Legitronic® e no menu "Arquivo->Configuração da impressora..." ative a lâmina de corte (cutter: enabled). O modo de impressão a enviar para a impressora também tem de estar configurado para cutter ou, caso este não seja enviado pelo software, deve ser configurado no menu da impressora. O parâmetro de impressão "Cortar/Pausar" define agora de quantas em quantas etiquetas se irá cortar, e a impressora não deverá entrar em pausa.
7. No Legitronic®, criei um contador na etiqueta, mas ao imprimir o seu valor não atualiza. Porquê?
Existem dois métodos para criar contadores. O primeiro é criar o contador com uma fonte da impressora para que a impressora entenda qual o valor atual e possa incrementar ou decrementar o contador. Se usar uma fonte do Windows®, os textos são enviados como imagem e a impressora não saberá manipular o contador. Nestes casos, tem de abrir o menu "Arquivo->Configuração da impressora..." e escolher o modo de repetição por computador (em vez de por impressora). Assim, em vez de ser enviado um único trabalho de impressão, cada etiqueta é enviada uma a uma, sendo que cada uma delas tem o respetivo valor do contador. Ambos os casos requerem que instale a impressora usando os drivers do Legitronic®.
8. Após uma atualização de versão do Windows®, comecei a ter problemas de impressão. Como resolver?
Durante as grandes atualizações de versão do Windows® 10 e 11, o sistema também atualiza os drivers instalados. Se tiver uma impressora Zebra® ligada por cabo USB, o sistema detetará a impressora e irá substituir os drivers da impressora pelos drivers da Zebra (do ZDesigner). Terá de reinstalar a impressora usando os drivers do Legitronic®.
9. Porque é que sempre que imprimo, aparecem riscos verticais na etiqueta sem impressão?
Desligue a impressora e limpe a cabeça de impressão com um pano macio e um pouco de álcool. Limpe também o rolo de borracha. Deixe secar bem antes de voltar a ligar a impressora. Se o problema se mantiver, é possível que a cabeça tenha esses dots avariados e tenha de ser substituída. As cabeças de impressão são peças de desgaste e é normal avariarem eventualmente. Mas para evitar avarias prematuras, deve efetuar a limpeza da cabeça de impressão e do rolo de borracha regularmente.
10. A impressão é de má qualidade, com o texto sumido ou muito carregado. Como corrigir?
Primeiro tente diminuir a velocidade de impressão. Para além disso, todas as impressoras térmicas devem ter uma configuração da temperatura gerada pela cabeça de impressão. Alguns fabricantes dão nomes como temperatura (temperature ou heat), contraste (contrast) ou escuridão (darkness). Certifique-se também que a combinação de material de impressão (tipo de etiquetas e fita) é adequada. Para impressoras jato de tinta, verifique a resolução de impressão e se o material das etiquetas é adequado ao jato de tinta.
11. Porque é que a fita de impressão parte ou engelha?
Assumindo que ambos os rolos (etiquetas e fita) estão bem inseridos, tente diminuir a velocidade e a temperatura de impressão. A fita de impressão deverá ser apenas ligeiramente mais larga que o rolo de etiquetas. Verifique o ajuste dos calcadores de pressão da cabeça de impressão. Se o problema persistir, pode ser necessário o re-alinhamento da cabeça de impressão com o rolo de borracha.
12. A etiqueta não fica sempre na mesma posição em relação à cabeça de impressão ou barra de descolagem. Como resolver?
A impressora não está corretamente calibrada. Calibre a sua impressora. Alguns modelos têm um modo de calibração avançada em que a impressora pede primeiro que passe o rolo sem etiquetas (apenas o material de suporte). Veja mais informações no manual da sua impressora. Se o problema continuar, pode ser o sensor das etiquetas desalinhado com as mesmas ou com poeira.
13. A etiqueta está bem calibrada, mas não fica na posição que pretendo. Posso fazer avançar ou atrasar a mesma?
A maior parte dos sistemas permite o ajuste da posição. Alguns fabricantes chamam à configuração posição ou posicionamento de paragem ou posição de rasgar (position, tear-off...). Veja mais informações no manual do seu sistema.
14. O sistema entra em erro. O que faço agora?
Por favor consulte o manual procurando informações sobre o erro mostrado. Se não conseguir limpar o erro ou este estiver sempre a voltar, contacte-nos, mencionando o código de erro, a mensagem de erro, as piscadelas das luzes LED e em que situação o erro ocorreu (ao ligar, ao calibrar, ao mandar imprimir, ao trocar o rolo de etiquetas/fita...).
15. Não é mostrado nenhum erro, mas o sistema apresenta um mau funcionamento, vibrações ou ruídos anormais. O que devo fazer?
Por favor contacte-nos logo que identifique qualquer anomalia nos seus equipamentos.
- Porque é que a impressão apresenta um defeito a cada 2 impressões?
- Como posso imprimir mais escuro?
- Porque é que a impressão está esticada ou comprimida?
- A impressão começa bem, mas aparece imediatamente uma zona sem impressão no topo da mesma. Porquê?
- Porque é que a impressão fica desfocada?
- Comprei o upgrade de funções Advanced mas agora preciso de uma função do pacote Pro. É possível fazer novo upgrade à versão?
- O sistema entra em erro. O que faço agora?
- Não é mostrado nenhum erro, mas o sistema apresenta um mau funcionamento, vibrações ou ruídos anormais. O que devo fazer?
1. Porque é que a impressão apresenta um defeito a cada 2 impressões?
Cada cartucho tem duas fileiras de orifícios e os controladores geralmente estão configurados para usar cada fileira alternadamente (A~B). Se uma fileira do cartucho estiver danificada, então a cada duas impressões o texto apresentará defeitos. Pode mudar para o modo apenas da fileira A. Se o problema ficar em todas as impressões, mude para a fileira B. Se trocar o cartucho e o problema continuar no modo em A~B, pode ser a placa de pinos que sofreu danos.
2. Como posso imprimir mais escuro?
Aumente a resolução de impressão. Também pode imprimir com as duas fileiras de orifícios do cartucho em simultâneo, escolhendo o modo A+B. Tenha em conta que no modo A+B, a velocidade de impressão tem de estar exatamente sincronizada com a velocidade a que os produtos se deslocam (recomenda-se um encoder) e que o gasto de tinta será o dobro e que poderá aumentar o tempo de secagem da tinta na superfície. Outra solução é mudar para cartuchos com um tipo de tinta mais escura.
3. Porque é que a impressão está esticada ou comprimida?
Se a impressão ficar esticada é porque a velocidade de impressão está definida para um valor abaixo da velocidade do produto. O caso oposto, indica que a velocidade de impressão está demasiado rápida.
4. A impressão começa bem, mas aparece imediatamente uma zona sem impressão no topo da mesma. Porquê?
Isso é o sintoma típico de ar no cartucho. Depois de aberto muito tempo e se não for manuseado com cuidado, ar entra no cartucho e ao iniciar a impressão, como é mais leve do que a tinta, essas bolhas de ar bloqueiam os orifícios de cima. Substitua o cartucho ou pode tentar recuperá-lo usando a seringa ativadora de cartuchos para sugar um pouco de tinta (nunca tente injetar ar ou tinta no cartucho).
5. Porque é que a impressão fica desfocada?
Certifique-se que a cabeça de impressão está próxima do produto aquando a impressão. Geralmente, a cabeça não deve estar a mais de 5mm da superfície do produto. Certifique-se também que, se estiver a usar as duas fileiras de orifícios em simultâneo (modo A+B), a velocidade é configurada para estar exatamente sincronizada com a velocidade do produto. Sincronize a velocidade, instale um encoder ou altere para o modo A~B (a impressão ficará menos carregada, mas o custo da tinta passa para metade).
6. Comprei o upgrade de funções Advanced mas agora preciso de uma função do pacote Pro. É possível fazer novo upgrade à versão?
Claro que sim. E o melhor é que o custo do upgrade é a diferença das versões, isto é, ao custo do upgrade Basic->Pro desconta-se o valor do upgrade Basic->Advanced.
7. O sistema entra em erro. O que faço agora?
Por favor consulte o manual procurando informações sobre o erro mostrado. Se não conseguir limpar o erro ou este estiver sempre a voltar, contacte-nos, mencionando o código de erro, a mensagem de erro, as piscadelas das luzes LED e em que situação o erro ocorreu (ao ligar, ao alterar configuração, ao mandar imprimir, ao trocar o cartucho...).
8. Não é mostrado nenhum erro, mas o sistema apresenta um mau funcionamento, vibrações ou ruídos anormais. O que devo fazer?
Por favor contacte-nos logo que identifique qualquer anomalia nos seus equipamentos.